Brasil

Conselho Nacional de Turismo se reúne e reafirma compromissos prioritários no setor

O oitavo Salão do Turismo: Conheça o Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), foi palco, neste sábado (10/08), de reunião do Conselho Nacional de Turismo, o CNT.

Composto por gestores públicos e privados do setor, representantes da sociedade civil e acadêmicos, o CNT participa ativamente da definição dos rumos do segmento no país.

A pauta do encontro incluiu a apresentação dos trabalhos das câmaras temáticas do colegiado, envolvendo assuntos como ações voltadas à proteção climática, segurança turística e a gestão de crises e riscos no turismo, como a pandemia da Covid-19 e as recentes chuvas no Rio Grande do Sul.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enalteceu as contribuições do CNT para o fortalecimento do ramo:

“Obrigado pela participação decisiva de cada um de vocês, que culminou na publicação ontem do nosso Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo para os próximos anos, até 2027. Esse Conselho Nacional de Turismo que foi criado pelo presidente da República há 20 anos atrás, o presidente Lula, foi retomado fortemente no ano passado, ampliada a participação da sociedade civil, do Congresso Nacional. Então, é um Conselho bastante plural, aonde todo mundo aqui tem voz, tem vez, participa”.

Na presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, Celso Sabino destacou a importância da adesão do Ministério do Turismo à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, desenvolvida pelo governo federal e que busca promover a proteção de mulheres.

A reunião do CNT também marcou a apresentação da nova secretária executiva do Conselho, Cristiane Sampaio, que também ocupa o cargo de secretária nacional substituta de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo.

Cristiane garantiu a continuidade da cooperação com o CNT e celebrou a realização do encontro no Salão do Turismo:

“A realização também do Conselho aqui no Salão do Turismo fortalece esse elo dos entes envolvidos aí na cena do turismo, ne, no objetivo do turismo sustentável, e a gente só tem a comemorar aqui. O ente nosso enquanto federal, instância federal, o trade, também as instâncias municipais. Então, a gente só tem a agradecer. É um momento assim muito, é histórico”.

Os debates do CNT envolveram ainda incentivos à promoção do turismo interno, como o 1º Feirão do Turismo.

O evento, entre 24 e 26 de agosto, terá a oferta de condições exclusivas e descontos para a compra de passagens aéreas, pacotes de viagem e hospedagem, entre outros serviços, na baixa temporada.

Também foram abordados avanços em ações de incentivo ao turismo em comunidades tradicionais, negras e indígenas e na regionalização do turismo.

O Salão do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo no Riocentro, começou na última quinta-feira (08/08) e segue até este domingo, 11 de agosto.

O evento é organizado em parceria com a Fecomércio-RJ, o Sebrae Nacional, o SESC, o SENAC, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio e a Prefeitura Municipal.

 

Pixel Brasil 61

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *