O dólar comercial está cotado a R$ 4,98, enquanto o euro a R$ 5,45. O real se desvalorizou frente às moedas internacionais após a divulgação de dados sobre o desemprego nos Estados Unidos.
As estatísticas mostram a criação de empregos acima do esperado naquele país, principalmente no setor agrícola, o que pode atrasar a queda da taxa de juros anunciada pelo Banco Central (FED). Com uma economia mais aquecida, a autoridade monetária reconhece que não há necessidade de mais estímulos – como ocorre com a queda de juros. Neste cenário, há preferência dos agentes em investir em dólares, valorizando esta moeda em prejuízo das demais.
Além disso, o mercado repercutiu uma decisão interna da Petrobras. O conselho de administração da empresa anunciou a decisão da não distribuição de dividendos extras aos acionistas, optando pela aplicação de parte do lucro em uma reserva técnica. Após divulgar o lucro de 2023, que foi o segundo melhor da sua história, a estatal decidiu pela distribuição de apenas o mínimo de dividendos, previsto em lei, aos acionistas. Este fator leva à saída de divisas internacionais do Brasil e eleva o preço do dólar.
Os dados são da companhia Morningstar.
Fonte: Brasil 61